Escoliose

O que é?

Quando se olha uma pessoa de frente ou de costas, a coluna deve ser reta. Se houver uma curvatura , um desvio lateral, chamamos de escoliose. As curvaturas podem ser em formato de “S”ou de “C” e possuem diversas causas.

Quais são os sintomas?

Normalmente a escoliose da fase infantil ou adolescente NÃO CAUSA DOR! Os sinais observados são estéticos, com assimetria na cintura, desnivelamento dos ombros e bacia. Observando as costas do paciente, se pedirmos para a
pessoa dobrar a coluna para frente, a assimetria no tronco fica mais aparente e o lado do tronco fica mais alto que o outro.
Normalmente a escoliose não é grave e não evolui, mas em alguns casos esta evolução é muito rápida ( meses), especialmente na fase de estirão do crescimento ( quando o adolescente cresce vários centímetros no mesmo ano). As
curvas mais graves são bem mais comuns nas meninas ( cerca de 8-10x) e o diagnóstico precoce melhora o tratamento em muitos casos.

Diagnóstico

Exame físico e radiografia panorâmica da coluna vertebral são os exames para diagnóstico da escoliose. Quando o padrão da curva é diferente do habitual ou quando há alteração neurológica associada, o exame de Rm da coluna vertebral é necessário.

Quais são as causas da escoliose?

As principais causas de escoliose são: congênitas (por malformação da vértebras), idiopática (coluna deforma sem motivo durante infância e adolescência e a causa é indefinida), neuromuscular (devidos a paralisia cerebral e outras doenças) e do adulto (relacionadas ao envelhecimento).

Como tratar escoliose?

Em geral curvas de até 20 graus pedem exercícios específicos pra escoliose e observação próxima pelos pais e médicos ( retornos e radiografias a cada 6 meses inicialmente).
Curvas intermediárias ( 20-40 graus) em crianças e adolescentes são tratadas com colete e exercícios específicos e as curvas grande devem ser operadas ( acima de 40 graus) na maioria dos casos, devendo ser discutido com os pais e paciente o melhor “timing”para realização do procedimento.
Por se tratar de uma cirurgia de grande porte na maior parte dos casos, normalmente utilizamos períodos de férias escolares para realização das cirurgias, para interferir menos com a escola e evitar faltas.

E após a cirurgia??? Posso ter filhos, praticar esportes?

SIM!!!!!! A cirurgia da escoliose tem um alto índice de satisfação pelas pacientes, com melhora da auto-estima, estética e aceitação. Permite a prática esportiva recreacional e dependendo do esporte e do tamanho da cirurgia até de
maneira competitiva.
A atividade física e o retorno para vida normal devem ser altamente estimuladas no pós-operatório, após o período inicial de 3-6 meses.

A cicatriz da cirurgia é muito feia????

A incisão ( corte) na pele pode ser bem grande dependendo dos níveis que precisam ser operados, mas o fechamento da pele é feito de maneira similar a uma cirurgia plástica por mim. Entretanto, algumas pacientes solicitam que o fechamento da pele seja feito por um cirurgião plástico ( quando solicitado um
colega cirurgião plástico participa da cirurgia).
O cuidado no pós-operatório afeta a qualidade da cicatriz, assim com características individuais, mas algumas estratégias são utilizadas por dermatologistas e cirurgiões plásticos para melhorar a cicatrização, com uso de adesivos de silicone , aplicação de LASER e cremes.